O aplicativo da carteira digital de trânsito vai contar com novas funcionalidades que devem ser lançadas ainda neste ano.

De acordo com o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico de Moura Carneiro, os motoristas vão poder indicar o condutor que efetivamente cometeu determinada infração e não o proprietário do veículo.

Além disso, o aplicativo vai permitir transferir o veículo entre duas pessoas que possuam o aplicativo por meio de assinatura digital.

“São mais facilidades que esse importante documento de trânsito traz para a sociedade brasileira”, afirmou Carneiro.

Carteira Digital de Trânsito

Atualmente, o aplicativo de celular já permite consultar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seu histórico de emissões, compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), além de visualizar infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas em todo o país.

De forma digital, o condutor pode receber notificações de recall, com as orientações sobre o defeito e as providências necessárias e mensagens de campanhas educativas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, cerca de 16.414.407 carteiras digitais de Trânsito já foram baixadas.

Como obter

A Carteira Digital de Trânsito é disponibilizada gratuitamente para smartphones compatíveis com os sistemas Android e iOS, acessíveis nas lojas virtuais Play Store e Apple Store.

Para usar o serviço, é preciso ter a carteira de trânsito impressa com o QR Code na parte de trás. Já para obter o documento digital do veículo, é preciso estar com o número do Renavam do veículo, localizado na parte superior do documento, e do código de segurança do CRV, que é o antigo DUT.

Fonte: Portal Contábeis