O Governo de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (7) o avanço da região para a fase amarela do Plano São Paulo após oito semanas na fase vermelha.

Alguns setores, como o de bares e restaurantes, não sabem o que é receber clientes desde março. Neste sábado (8), podem reabrir entre 11h e 17h (veja tudo que pode reabrir no resumo logo abaixo).

No entanto, vale ressaltar que todo o Estado de São Paulo ainda está em quarentena devido ao novo coronavírus. Com isso, é obrigatório o uso de máscara em locais públicos. A recomendação de especialistas é para que as pessoas do grupo de risco evitem quebrar o isolamento social. 

CONFIRA TUDO O QUE PODE FUNCIONAR NA FASE AMARELA:

Shoppings, galerias e similares – A partir do sábado (8), funcionamento de 8 horas seguidas por dia (das 12h às 20h), exceto domingos e feriados. Capacidade reduzida a 40%.

Comércio de rua – A partir do sábado (8), funcionamento de 8 horas seguidas por dia (das 9h às 17h), exceto domingos e feriados. Lojas com capacidade reduzida a 40%.

Imobiliárias, concessionárias e serviços – A partir de sábado (8), funcionamento de 8 horas por dia, exceto domingos e feriados. Capacidade reduzida a 40%.

Bares, restaurantes e similares – Está liberado o consumo no local. Reabre a partir da sábado (8), funcionando até as 17h. Precisa estar ao ar livre ou ser bem arejado. Capacidade reduzida a 40%, se possível trabalhando com reservas para evitar aglomerações do lado de fora. Quando a região completar 14 dias na fase amarela (22 de agosto), bares e restaurantes podem abrir até as 22h.

Salões de beleza, barbearias e similares – Reabertura no sábado (8), podendo funcionar até 8 horas por dia, exceto domingos e feriados. Capacidade limitada em 40%, trabalhando de preferência com horário marcado para evitar aglomerações. Salões de beleza funcionam das 9h às 17h.

Academias, centros de ginástica e similares – Reabertura no sábado (8), podendo funcionar até 8 horas seguidas por dia, exceto domingos e feriados. Capacidade limitada a 30%. Aulas com hora marcada. Aulas em grupo permanecem suspensas.

Futebol profissional e similares – Botafogo, Comercial e Vôlei Ribeirão podem sediar partidas na cidade, mas sem público.

Parques públicos e Ciclofaixa de Lazer – No caso dos parques, a reabertura ocorre no dia 17 de agosto, com horário de funcionamento entre 6h e 16h. Já a Ciclofaixa volta a funcionar no domingo, dia 16 de agosto

Eventos, convenções e atividades culturais – Para essas atividades, é necessário estar por 28 dias na fase amarela. Em setembro, um regramento será divulgado. 

*Obs.: Os estabelecimentos podem reabrir na data citada acima. No entanto, alguns locais, por questões de organização e logística, devem reabrir apenas na semana que vem.

Fonte: https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/economia/NOT,0,0,1536811,fase+amarela++veja+tudo+que+reabre+neste+sabado+em+ribeirao.aspx